top of page

Próximos movimentos:

A RTE EDUCAÇÃO PARA EDUCADORES



Figuras e adereços dos folguedos populares

Dia 11 de maio na Casa do Núcleo

A RTE EDUCAÇÃO PARA EDUCADORES

Figuras e adereços dos folguedos populares

Dia 18 de maio na Casa do Núcleo

A RTE EDUCAÇÃO PARA EDUCADORES

Danças brasileiras

Dia 08 de junho na Casa do Núcleo

O autêntico, o verdadeiro grande talento descobre as suas maiores alegrias na realização.



                      Goethe


A Arte é o sensibilizante. O artista é o piloto comandante da viagem interior e descoberta, experiência que promove a educação sensível,  socializa a Cultura e aprimora a Vida em seu todo.
A tarefa de educar o homem por meio da arte sinaliza mudança à vista e isto pode resultar na possibilidade real de fortalecermos a dignidade de ser Humano.


É tarefa do artista cultivar e promover relações entre ele e a sociedade para que esta perceba a necessidade interior de sensibilizar-se.


O Artista e o Educador



São raros os que sabem, de fato, a diferença de funções e valores entre o artista educador e o arte educador. E tudo se confunde como se fosse a mesma coisa.


Acontece que, salvo exceções, o arte educador, em geral relacionado ao professor de artes, a priori não tem o compromisso com o fazer artístico pois não cultiva a frequência de criar – produzir a obra de arte. Exclusivamente voltado para o ensino de arte, ele não tem como alcançar o domínio completo de seu processo criativo. E por se situar distante, sem muito envolvimento e familiaridade, pode-se questionar se ele existe!


O artista educador, ao contrário, por atuar seguidamente no campo da criação e estar totalmente envolvido com a obra de arte, tem chances de conhecer mais e melhor o seu processo criativo, tratando-se do indiscutível mistério baseado no inconsciente. Por ter relação direta e contínuo envolvimento, pensando, fazendo, produzindo, e inclusive promovendo experiências com sua arte na área da educação, pode comprovar os infindáveis caminhos que existem e que afinal, não se reduzem apenas ao fato de mostrar com se faz, todavia, de conhecer realmente, de agir, de atuar, de promover e sobretudo de SER.

Isto, nós chamamos viver a Arte, ser artista.​​

O Artista Educador



”… na criação, é a nossa dignidade que está em jogo”.

Baudelaire

Quem somos 



 

A Antropoética – Arte Educação e Movimento é um conjunto de práticas e vivências artístico-educativas desenvolvidas pelo Coletivo Gira Mundo, que tem como objetivo central a pesquisa da necessidade do brincar como interação do homem ao universo.

O conceito “Antropoética – Arte Educação e Movimento” surgiu do reflexo da conexão existente entre as palavras Antropo – Poética – Ética..



Antropo (do grego ἄνθρωπος, transl. anthropos, "homem"), - o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.


Poética (do grego antigo:Περὶ ποιητικῆς; em latim: poiétikés) - quando um autor faz uso de combinação de palavras (movimentos), figuras de linguagem (lúdicas, espaciais), exploração dos sentidos e sentimentos emoção e sensibilidade). Pode-se dizer que cada mensagem contém uma intenção, assim como cada ambiente social exige um tipo de atitude. Assim, o vocabulário que escolhemos ao nos comunicar tem uma função específica: de emocionar, de transmitir a realidade, de persuadir ou simplesmente de estabelecer um contato maior com o receptor.


E por fim a palavra Ética, (do grego “ethos”), - significa “modo de ser” ou “caráter”. É um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. No sentido prático é responsável por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.



Atuante em diversos campos da arte educação, a “Antropoética – Arte Educação e Movimento” visa o aperfeiçoamento do homem através da consciência corporal, da sensibilidade no fazer, do auto conhecimento e da percepção lúdica, pois compreende que o mundo contemporâneo exige pessoas que desenvolvam diferentes habilidades sensório-cognitivas, onde a inteligência global (física, cognitva e sensorial) é a habilidade para resolver problemas ou criar soluções em um ou mais cenários culturais.



É a partir do ideal de explorar a capacidade de brincar que a “Antropoética – Arte Educação e Movimento” promove vivências e programas desenvolvidos para todas as faixas etárias e diferentes públicos, desde crianças e adolescentes em fase escolar, como professores e agentes educativos e também mães e pais (da gestação ao primeiro ciclo de desenvolvimento da criança, até os 03 anos) por meio de vivências artístico-pedagógicas compostas por cursos, oficinas, vivências, palestras, workshops, grupos de estudo, que visam a ampliação do repertório cultural.

 

 

 

bottom of page